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Avaliação Neuropsicológica

A escola, os professores e as famílias percebem, cada vez mais, o aumento das dificuldades de aprendizagem em nossos filhos. Por um lado, essas dificuldades podem estar associadas a questões ambientais, como problemas existentes na escola, na família e em outros convívios sociais, ocasionando muitas vezes problemas afetivos e de aprendizagem que levam a disfuncionalidade de nossas crianças e adolescentes. Por outro lado, podemos nos deparar com problemas cognitivos que ocorrem quando a pessoa tem dificuldades no processamento das informações incluindo tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória. Devido ao fato da aprendizagem ser constituída por processos neurais, a neuropsicologia é uma ferramenta bastante eficaz para compreender esses processos e o funcionamento de cada pessoa. Alterações nos processos neurais que regem a aprendizagem levam aos chamados transtornos de aprendizagem e acarretam prejuízo no convívio social e na vida pedagógica.


A partir da avaliação das funções cognitivas (raciocínio, memória, atenção, velocidade do processamento, matemática, linguística e percepção visual e auditiva) e executivas (a capacidade de planejar, organizar, monitorar o comportamento e controlar impulsos), pode-se compreender melhor o funcionamento cerebral unido ao comportamento do indivíduo, sendo utilizada para nortear indicações terapêuticas, medicamentosa e de reabilitação. Utiliza-se técnicas especificas minuciosas para diagnostico diferencial dos transtornos de aprendizagem, avaliação de transtornos mentais, como as demências (Alzheimer, demência vascular entre outras), depressão, transtorno de ansiedade por exemplo.


Concomitante a isso, percebe-se também que, em muitos casos, a Escola nem sempre recebe o devido apoio por parte dos profissionais na construção desse plano de ação a ser aplicado em seus alunos. A Caminhar Psicologia e Saúde visa auxiliar a comunidade escolar nessa compreensão dos laudos neuropsicológico, buscando um planejamento individualizado. Levando em consideração toda a experiência constituída em 18 anos de atuação direta no ambiente escolar, atuando no SOE (Serviço de Orientação Educacional) e nas Coordenações Pedagógicas junto aos professores.

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